CAPITULO 2 - Potencial de Ação; Sistema Nervoso
SISTEMA NERVOSO
O nosso corpo é controlado pelo sistema nervoso, é através dele que desempenhamos diversas funções, desde as mais fundamentais para nossa existência como respirar, sentir e ver até as mais complexas como rebater uma bola, saltar ou correr.
Nosso sistema nervoso é composto pelo sistema nervoso central e periférico eles são formados de uma cadeia de células nervosas ligadas umas as outras.
Quando vamos rebater uma bola ou quando levamos uma bolada, a informação que, no caso de rebater uma bola vêm do nosso cérebro e, no caso de levarmos uma bolada faz o caminho contrario, são transmitidas através de sinapses pelo nosso sistema nervoso.
A sinapse é a maneira como os neurônios transmitem as informações uns para os outros e pode ser química e elétrica.
POTENCIAL DE AÇÃO
O potencial de ação como foi dito acima é o processo de despolarização da célula nervosa, gerando um impulso nervoso. O processo de PA ocorre devido ao influxo de íons de sódio através da membrana celular, causando a despolarização da membrana celular e efluxo de íons de potássio causando a repolarização da membrana. O PA, pode ser utilizado pelo corpo para estimular a contração muscular, liberar neurotransmissores ou secreção de outras substâncias por células neurais.
O potencial de ação tem inicio quando seu limiar é atingido, isso pode ocorrer por estímulos mecânicos, químicos ou elétricos. Quando seu limiar é atingido ocorre a despolarização da membrana celular (imagem acima) gerando um impulso que é conduzido pelas células nervosas e nervos.
O impulso nervoso é muitas vezes comparado a um rastilho de pólvora quando aceso em uma ponta, gerando uma cadeia de reação até chegar a outra ponta. Assim como quando nos queimamos a informação vai dos receptores na pele até o nosso cérebro.
Referencias:
Livro Neurociências: Desvendando o Sistema Nervoso Por Mark F. Bear, Barry W. Connors, Michael A. Paradiso
Livro Fisiologia Médica Vigésima Segunda por William F. Ganong
Comentários
Postar um comentário