CAPITULO 1 -Radicais Livres; Estresse Oxidativo;Exercício.
RADICAIS LIVRES
Como são formados os radicais livres?
Os radicais livres são moléculas que derivam da respiração celular. Como podemos ver na imagem acima, a mitocôndria, quando realiza o processo de respiração usando o oxigênio para produzir ATP libera também alguns radicais livres, que são moléculas muito reativas.
ESTRESSE OXIDATIVO (EO)
O estresse oxidativo é um processo de oxidação das células pelos radicais livres. Este processo ocorre quando um ou mais radicais livres reagem com estruturas biológicas ou outros componentes causando danos oxidativos e outras espécies reativas de oxigênio que podem destruir as células.
Quando realizamos algum exercício físico, aumentamos a necessidade de formação de ATP e da mesma maneira aumentamos a quantidade de radicais livres liberados pela mitocôndria, o fluxo de oxigênio na musculatura esquelética pode aumentar em 100 vezes e, cerca de 1% a 2% deste oxigênio é reduzido a radicais superóxidos que são extremamente reativos.
Exercício e o Estresse Oxidativo.
Segundo alguns autores, o exercício físico aumenta significativamente a liberação de radicais livres e como consequência os níveis de EO. Pode parecer uma reação ruim de nosso organismo ao exercício físico porém, estudos mais recentes indicam que o aumento do EO produzido por treinamento físico a longo prazo se mostrou benéfico ao corpo humano aumentando os mecanismos de defesa do músculo esquelético, sistema antioxidante, sofrendo uma adaptação ao EO.
exercício regular pudesse promover um aumento adaptativo dos mecanismos de defesa do músculo esquelético capaz de proteger contra as lesões produzidas pelas ERO
Fontes:
LIVRO FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO Sétima Edição de W.D. McArdle, F.I.Katch., V.L.Katch.
Comentários
Postar um comentário