Pular para o conteúdo principal

CAPITULO 4 - Hormônio do Crescimento(GH)



Sistema Endócrino


Antes de falarmos propriamente do GH, devemos esclarecer que nosso corpo além de ser controlado por um sistema nervoso, é composto também de um sistema endócrino, que integra e ajuda a controlar o funcionamento e equilíbrio dos sistemas corporais regulando o crescimento, desenvolvimento e aumentando a capacidade de suportar estresse físico e psicológico. 

Resultado de imagem para sistema endocrino

O sistema endócrino é menor que outros sistemas em nosso corpo e é composto por diversas glândulas que funcionam liberando hormônios diretamente em nosso sangue(glândulas endógenas) ou em superfícies e compartimentos específicos fora da corrente sanguínea(exógenas) buscando sempre a homeostasia.


Mas o que é um hormônio?

Hormônios são substâncias químicas sintetizadas por glândulas específicas, são secretados em nosso sistema sanguíneo e carregados por todo o corpo com o objetivo de transmitir uma mensagem.
Os hormônios são divididos basicamente em duas categorias, os hormônios esteroides(GH), que são sintetizados do colesterol e hormônios aminos, que são formados por amino ácidos ou derivados de polipeptídeos.
Imagem relacionada

Hormônio do Crescimento(GH)

O GH é um hormônio polipeptídeo sintetizado na hipófise anterior. É um hormônio que é produzido e liberado mesmo em repouso através do comando do hipotálamo que, estimula sua produção através da liberação do hormônio GHRH e inibe através do GHIH. Sua produção e liberação pode sofrer influência de estímulos como ansiedade, estresse e atividade física.

O GH muito difundido pois ele promove a divisão celular e proliferação de células pelo corpo. Nos adultos ele facilita a síntese de proteínas aumentando o transporte de aminoácidos pela parede celular, estimulando a formação de RNA e ativando os ribossomos e aumentando a síntese de proteínas.

O GH também promove a redução da quebra de carboidratos e aumento da quebra de lipídeos para obtenção de energia.
Resultado de imagem para popeye muscle gif


GH e o Exercício Físico

Segundo alguns estudos o exercício físico aumenta a liberação de GH no nosso organismo beneficiando o crescimento e a remodelagem do músculo, do osso e do tecido conjuntivo. O GH estimula também a mistura de combustíveis para obtenção de energia reduzindo a captação de glicose e aumentando a mobilização dos ácidos graxos o que favorece a habilidade de suportar exercícios de longa duração.
Durante o exercício físico os níveis de GH aumentam significativamente em pessoas com baixo condicionamento físico se comparado com pessoas bem condicionadas, isso se deve a pessoa bem condicionada já ter uma certa adaptação ao exercício e não necessitar tanto de reposição celular quanto as pessoas sedentárias.
De acordo com alguns autores alguns efeitos promovidos pelo exercício físico são influenciados pelo GH, incluindo a redução no catabolismo proteico e a oxidação de glicose, ao  lado também do aumento da mobilização ácidos graxos do tecido adiposo, para gerar energia. Também se observam estudos demonstrando efeitos anabólicos como, balanço proteico positivo e aumento na quantidade de massa muscular e maior liberação de IGF-1 que é ligado a estimulação do processo hipertrófico muscular.


FONTES:
Livro Exercise Physiology Fourth Edition de William D. McArdle, Frank I. Katch, Vitor I. Katch








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAPITULO 3 - Contração Muscular; Tipos de Fibras; Engrama; Controle Motor MÚSCULO Nosso corpo é composto por três diferentes tipos de musculatura, a musculatura lisa, cardíaca e esquelética. O músculo esquelético constitui a maior parte de nossa musculatura, tendo como características estrias transversais bem desenvolvidas e normalmente não se contrai na ausência de um estímulo nervoso.  Nossa musculatura esquelética é formada por fibras musculares individuais que, são os elementos formadores do sistema muscular assim como os neurônios são do sistema nervoso. As fibras musculares são formadas por proteínas contrateis dependentes da miosina, tropomiosina e troponina para realizar a sua contração. As fibras musculares são inervadas por neurônios motores alfa que são os responsáveis pela geração de força e contração das fibras musculares. CONTRAÇÃO MUSCULAR, TIPOS DE FIBRAS Existem dois tipos de neurônios na musculatura, os excitatórios, que geram a co...
CAPITULO 7 - Eletrocardiograma Contração do Músculo Cardíaco Como vimos em capítulos  anteriores, a contração muscular acontece com um estímulo que provem de um impulso nervoso, provocando uma reação em cadeia nas fibras musculares através de um potencial de ação. No nosso coração, o potencial de ação acontece de forma involuntária  em células autoexcitáveis, mais especificamente no nodo sinoatrial. Na sequência, o estímulo alcança o nodo átrio ventricular, o feixe de His e seus ramos(esquerdo e direito), a rede de Purkinje e então se extingue. Durante a atividade cardíaca desencadeada pela despolarização e polarização da membrana são emitidos  sinais elétricos que podem ser captados pelo eletrocardiograma e então analisados. Eletrocardiograma O eletrocardiograma é um exame clínico complementar no diagnóstico cardiológico, apresentando uma ativação elétrica do coração. O eletrocardiograma pode ser feito em repouso ou com ...
 CAPITULO 2 - Potencial de Ação; Sistema Nervoso SISTEMA NERVOSO O nosso corpo é controlado pelo sistema nervoso, é através dele que desempenhamos diversas funções, desde as mais fundamentais para nossa existência como respirar, sentir e ver até as mais complexas como rebater uma bola, saltar ou correr. Nosso sistema nervoso é composto pelo sistema nervoso central e periférico eles são formados de uma cadeia de células nervosas ligadas umas as outras.  Quando vamos rebater uma bola ou quando levamos uma bolada, a informação que, no caso de rebater uma bola vêm do nosso cérebro e, no caso de levarmos uma bolada faz o caminho contrario, são transmitidas através de sinapses pelo nosso sistema nervoso.  A sinapse é a maneira como os neurônios transmitem as informações uns para os outros e pode ser química e elétrica. POTENCIAL DE AÇÃO O potencial de ação como foi dito acima é o processo de despolarização da célula nervosa, gerando u...