Glândulas Supra-renais ou Adrenais
Antes de falarmos das catecolaminas, é bom conhecermos de onde eles se originam. As catecolaminas são hormônios produzidos pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas na parte superior dos rins.
As glândulas adrenais ou suprarrenais são compostas por uma medula, que produz as catecolaminas e por um córtex, que produz mais de 30 hormônios esteroides chamados de corticoesteroides.
Hormônios Suprarrenais
Basicamente dois tipos de hormônios são produzidos pelas glândulas suprarrenais, os corticoides que são mais de 30 hormônios separados em glicocorticoides, mineralocorticoides e androgênios estes produzidos no córtex e, as catecolaminas que são a adrenalina e a noradrenalina produzidas na medula.
Toda essa produção hormonal é regulada pelo hormônio ACTH produzido na hipófise anterior.
Catecolaminas
As catecolaminas, mais conhecidas como adrenalina e noradrenalina ou epinefrina e norepinefrina são produzidas nas glândulas suprarrenais, mais especificamente na medula. A epinefrina representa 80% das secreções da medula suprarrenal enquanto a norepinefrina proporciona o principal neurotransmissor liberado pelo sistema nervoso simpático.
As catecolaminas afetam diretamente o coração, vasos sanguíneos e as glândulas da mesma maneira que o sistema nervoso simpático porém mais lentamente. A função primária da epinefrina no metabolismo estimula a glicogenólise e a lipólise, a norepinefrina proporciona uma poderosa estimulação lipolítica no tecido adiposo.
As Catecolaminas e o Exercício
Durante o exercício físico as catecolaminas sofre alterações em sua produção. A norepinefrina aumenta acentuadamente com intensidades acima de 50% do VO2 MAX. Já a epinefrina não sofre alterações em seus níveis se a intensidade do exercício não ultrapassar 60% do VO2 MAX.
A atividade física intensa e a duração do esforço estão diretamente relacionados ao aumento da epinefrina. Os efeitos de maior atividade da glândula suprarrenal beneficia o sistema circulatório durante a atividade física.
Os efeitos desses aumentos incluem principalmente a redistribuição do fluxo sanguíneo para suprir as
necessidades dos músculos em atividade, o
aumento na força de contração cardíaca e a
mobilização do substrato como fonte de energia.
FONTE:
https://www.researchgate.net/publication/283530077_Respostas_Hormonais_ao_Exercicio
Livro Exercise Physiology Fourth Edition de William D. McArdle, Frank I. Katch, Vitor I. Katch
Livro Exercise Physiology Fourth Edition de William D. McArdle, Frank I. Katch, Vitor I. Katch
Comentários
Postar um comentário